Sala de Imprensa

Notícias

Google elege solução turnkey para redes submarinas da Padtec para conectar Rio de Janeiro e Santos

Líder do projeto, a Padtec fornecerá a infraestrutura óptica terrestre e submarina de longa distância que conectará as cidades brasileiras.

A Padtec, uma das líderes mundiais em tecnologia de comunicações ópticas, foi selecionada pelo Google para gerenciar e executar a implantação da rede submarina de alta velocidade que interligará Rio de Janeiro e São Paulo.

O cabo submarino, chamado de Júnior (em homenagem ao pintor e desenhista brasileiro José Ferraz de Almeida Júnior), ligará a Praia da Macumba, no Rio de Janeiro (RJ), a Praia Grande, na Baixada Santista (SP). A solução turnkey fornecida pela Padtec terá aproximadamente 390 quilômetros de extensão e oito pares de fibra. O cabo Júnior se interconectará com outros operados pelo Google visando ampliar a infraestrutura de transmissão de dados na América Latina. Serão fornecidos para o sistema os equipamentos da Plataforma LightPad i6400G® da Padtec, baseada na tecnologia DWDM (Dense Wavelength Division Multiplexing).

MapaJunior2

Mapa ilustrativo da rota do cabo Júnior.

“Estamos orgulhosos em participar de um projeto de tamanha relevância e em atender um cliente como o Google num espirito de parceria tecnológica”, afirma Manuel Andrade, CEO da Padtec. “Acima de tudo, estamos felizes por se tratar de uma solução desenvolvida com tecnologia nacional, elevando a qualidade da engenharia brasileira a níveis similares ao que há de mais avançado no mercado mundial”, completa.

Resultado de um esforço em desenvolvimento tecnológico ao longo dos últimos quatro anos e parte fundamental do projeto, o repetidor submarino da Padtec foi testado e qualificado para suportar os mais severos ambientes e altíssimas pressões que garantem transmissões transoceânicas em distâncias ultralongas. O equipamento faz parte da solução turnkey para sistemas submarinos da Padtec, que abrange a elaboração, gerenciamento e execução do projeto, incluindo a contratação de parceiros reconhecidos mundialmente.

“Estamos muito felizes de poder trabalhar com a Padtec”, afirma Cristian Ramos, Gerente de Parcerias de Desenvolvimento de Infraestrutura de Internet para a América Latina do Google. “Ela já é uma empresa mundialmente conhecida no setor de sistemas de transporte óptico terrestre e com esse projeto se torna um novo player na indústria de transmissão submarina. Tudo isso graças ao investimento feito em talentos e em pesquisa e desenvolvimento. O melhor de tudo é que estamos falando de uma empresa brasileira”.

A previsão de conclusão da instalação e início da operação do sistema submarino São Paulo-Rio de Janeiro é no segundo semestre de 2017.

Veja a notícia no Blog do Google Brasil: www.googlebrasilblog.blogspot.com.br.