Noticia

Padtec e RNP assinam acordo de cooperação técnica durante o Futurecom

Padtec e RNP assinam acordo de cooperação técnica durante o Futurecom

“Trata-se da consolidação de uma relação de parceria forte e construtiva, que já existe há vários anos”, afirma Jorge Salomão Pereira, CEO da Padtec. “Essa parceria inclui o apoio da Padtec à construção de redes avançadas voltadas para o ensino e pesquisa em ciência e tecnologia, tanto no Brasil como na América Latina”, acrescenta.

Salomão enfatiza que a empresa tem fornecido equipamentos e tecnologias para essas redes, que hoje conectam instituições acadêmicas em todo o Brasil e também em outros países. É o caso da própria RNP, da Rede Kyatera, que liga 93 centros de pesquisa no país, e da RedClara – Cooperação Latino Americana de Redes Avançadas, que conecta instituições e universidades da América Latina por meio de redes avançadas de telecomunicações.

Uma das iniciativas importantes nessa área da qual a Padtec participa, por intermédio da parceria mantida com essas grandes redes de pesquisa, é o projeto ALMA – Atacama Large Millimeter/submillimeter Array, uma instalação internacional voltada para a observação astronômica. Trata-se de um conjunto de radiotelescópios instalados a 5 mil metros de altitude na região do Atacama, no norte do Chile, que coletam e enviam informações para redes avançadas de telecomunicações das instituições de ensino e pesquisa, responsáveis por sua disseminação para vários países do mundo.

“Iniciativas como essa demonstram o elevado grau de comprometimento da Padtec com a ciência e tecnologia. É nesse contexto que estamos formalizando a parceria de longa data que já temos com a RNP”, acrescenta Salomão.

Para a RNP, o acordo vai ao encontro de sua missão de promover o uso inovador de redes avançadas. “Esses recursos são fundamentais para promover avanços que vão beneficiar a comunidade acadêmica, em diferentes áreas, tais como a saúde, a educação e a cultura”, enfatiza Wilson Coury, diretor de Gestão da RNP. “A RNP hoje possui 900 instituições conectadas. Com parcerias, podemos ultrapassar limites e usufruir de uma infraestrutura de rede de comunicação com mais pontos espalhados por todo o Brasil”, completa.