Sala de Imprensa

Notícias

Padtec amplia infraestrutura óptica da Wirelink no nordeste brasileiro

Do norte do Maranhão à capital de Pernambuco, os 2.600 quilômetros de redes DWDM fornecidas pela Padtec ampliam a infraestrutura de dados da Wirelink e garantem milhares de novas conexões de alta capacidade na região.

Com o objetivo de ampliar sua presença geográfica e, também, sua base de clientes, a Wirelink, provedora brasileira de serviços de telecomunicações, está investindo na expansão de suas redes ópticas DWDM (Dense Wavelength Division Multiplexing) nos estados do Ceará, Piauí, Rio Grande do Norte, Paraíba, Maranhão e Pernambuco, num total de 2.600 quilômetros.

As novas redes se interligam a outras operadas pela Wirelink na região Nordeste. É o caso do anel óptico do Consórcio BWM (formado pela empresa e por outros dois provedores), responsável por iluminar e operar um par de fibras que percorre o Cinturão Digital do Ceará, de cerca de 3.000 quilômetros de extensão.

“A intenção é continuar oferecendo o melhor custo-benefício em serviços de telecomunicações e alta disponibilidade aos nossos clientes, de modo a permitir que um número maior de cidadãos nordestinos tenha acesso a conexões banda larga de última geração, a preços acessíveis”, afirma Adriano Câmara Marques, Diretor da Wirelink Telecom. “Ao todo, são cerca de 100 Gb/s de capacidade de transporte DWDM adicionada ao backbone óptico da Wirelink. Toda essa capacidade estará à disposição tanto para os usuários finais quanto para os grandes clientes corporativos que atendemos, como OTTs. Além disso, já estamos planejando novos enlaces para este ano”, completa.

A expansão do backbone óptico da Wirelink inclui transponders e amplificadores ópticos para iluminar três novas rotas, com terminações nas capitais São Luís (MA), Fortaleza (CE) e Recife (PE). As novas ramificações estendem o transporte de dados, para alcançar mais cidades com conexões multigigabit. Além disso, a integração dos novos enlaces ao Cinturão Digital resulta em anéis secundários, que beneficiam a topologia da rede ao criar mais possibilidades de redundância para os canais ópticos.

“Estamos muito satisfeitos por contribuir, em parceria com a Wirelink, para alavancar as conexões da região Nordeste com equipamentos DWDM de última geração”, afirma Argemiro Sousa, Diretor de Negócios da Padtec. “Certamente, isso trará grandes benefícios e promoverá o desenvolvimento regional, ao permitir a efetiva integração de algumas áreas às demais regiões do país e à rede mundial de computadores”, acrescenta.

MapaWlk500x255_L3

Mapa de atuação da Wirelink com as novas redes DWDM fornecidas pela Padtec.