Sala de Imprensa

Notícias

Padtec conclui com sucesso lançamento de cabo óptico subfluvial


Campinas, 13 de abril de 2015

Trecho de 7 km sob o leito do Rio Negro faz parte do projeto piloto do programa Amazônia Conectada que levará fibra óptica ao interior do estado do Amazonas através de vias fluviais

Projeto Piloto – Programa Amazônia Conectada – 2015 – YouTube

O programa Amazônia Conectada, iniciativa do Exército Brasileiro em parceria com o governo do Amazonas entre outras instituições públicas e privadas, tem por objetivo levar conexão de banda larga ao interior do estado do Amazonas. Com a implantação do programa, regiões que atualmente são atendidas por conexões via satélite, limitadas e de alto custo, terão acesso a uma extensa rede de fibras ópticas que serão lançadas no leito dos principais rios da Amazônia.  O programa prevê em sua totalidade o atendimento a cerca de 7,5 milhões de habitantes, disponibilizando serviços de internet e conexão de alta capacidade que permitirão aplicações como telemedicina e ensino à distância, além de interconectar órgãos nas áreas de saúde, segurança pública, trânsito e turismo.

Com o intuito de demonstrar as vantagens e a viabilidade do uso de cabos ópticos subfluviais, o programa Amazônia Conectada conta com um Projeto Piloto que interligará o 4° Centro de Telemática de Área (4° CTA) a 4ª Divisão de Levantamento (4ª DL) do Exército Brasileiro através de um trecho de aproximadamente 7 km de cabo óptico lançado no leito do Rio Negro em Manaus. Nessa etapa do programa, a Padtec foi o braço de operações e responsável por todas as etapas, desde o estudo do leito do rio até o próprio lançamento e teste do cabo óptico. Empregando sua equipe da Divisão Submarina, que possui ampla experiência em operação e manutenção de cabos submarinos de grandes operadoras, a Padtec concluiu com sucesso as atividades de lançamento do cabo subfluvial, que foram presenciadas por importantes autoridades do Exército, parceiros envolvidos e imprensa na última quarta-feira, 08 de abril. Com o cabo fluvial implantado, o Exército e seus parceiros farão a integração do sistema com as estações em terra e a inauguração oficial do Projeto Piloto está programada para as próximas semanas.

“Para essa região em que a preservação e o mínimo impacto ambiental são requisitos fundamentais, o lançamento de cabos ópticos subfluviais é a melhor técnica para levar conexão de qualidade e alta capacidade às populações que vivem às margens dos rios”, afirma Mario Roberto Vassalo, diretor da Divisão de Sistemas Submarinos da Padtec. “É a primeira vez a nível mundial que um cabo óptico é lançado em um rio desta magnitude e estamos orgulhos em participar deste projeto.“.

O programa Amazônia Conectada tem um custo total estimado em um bilhão de reais com execução dividida em várias fases e previsão de conclusão em 2017.  “O Projeto Piloto representa o primeiro passo de um programa muito mais amplo que trará benefícios incalculáveis e promoverá o desenvolvimento de regiões ao permitir a efetiva integração destas com todo o país e à rede mundial de computadores”, afirma Jorge Salomão Pereira, presidente da Padtec. Ao longo do ano está previsto no cronograma do programa Amazônia Conectada o lançamento de mais 220 km de cabos subfluviais que interligarão as cidades de Coari e Tefé pelo leito do Rio Solimões.

Sobre a Padtec

A Padtec é uma fornecedora global voltada ao desenvolvimento, fabricação e comercialização de soluções turnkey para sistemas ópticos. Seu amplo portfólio inclui equipamentos para redes de acesso, storage, metropolitanas e redes multi-terabit de longa distância terrestres e submarinas. Com negócios e representantes na América Latina, América do Norte, África, Europa e Ásia, a Padtec se destaca por sua presença nas redes de grandes operadoras e provedores de serviços. Resultado de uma forte vocação pela pesquisa e desenvolvimento, a tecnologia pioneira da Padtec leva seus usuários de seus desktops para o mundo.