Sala de Imprensa

Notícias

Padtec e ANSP realizam a primeira demonstração de sistema DWDM a 100 Gbps por canal óptico em redes de ensino e pesquisa do Brasil


A demonstração ocorre hoje durante a 4ª Reunião Semestral da ANSP na USP. O sistema é o primeiro no Brasil a 100 Gbps para redes de ensino e pesquisa

  A Padtec participa nesta terça-feira, dia 29 de Outubro, da 4ª Reunião Semestral da ANSP (Rede Acadêmica de São Paulo), evento que a cada seis meses reúne todo o ecossistema ANSP, pesquisadores, comunidade acadêmica, empresas e profissionais com interesse em comunicação por redes. O evento é composto por palestras, treinamentos e workshops e, nesta edição, traz o tema “SDN, Convergência Rede-Nuvem” como foco principal.

A Padtec e a ANSP realizam uma demonstração de rede a 100 Gbps, conectando através da rede Kyatera, a UNICAMP e o Centro de Computação Eletrônica da USP, totalizando aproximadamente 130 km de rede. Trata-se do primeiro sistema DWDM a 100 Gbps em redes de ensino e pesquisa do Brasil.

“Uma importante conquista da engenharia brasileira que se apresenta no mesmo nível das mais sofisticadas do mundo. O trabalho cooperativo entre Universidade, Centro de Pesquisa (CPqD) e a indústria apresenta um resultado de extrema relevância tecnológica e mercadológica” ressalta Jorge Salomão Pereira, Presidente da Padtec.

A ativa participação em redes de ensino e pesquisa é uma tradição da Padtec. Redes de ensino e pesquisa como a Rede Kyatera, a rede do Projeto Giga e a RedClara são alguns exemplos de participação da Padtec.

 

Sobre a Padtec

A Padtec é voltada ao desenvolvimento, fabricação e comercialização de sistemas de comunicações ópticas de alta capacidade. Fornecedora de soluções para redes de longa distância, metropolitanas, redes de acesso e storage, a Padtec se destaca pela sua presença nas redes dos maiores provedores de serviços de telecomunicações da América Latina.

Com negócios e representantes na América Latina, América do Norte, África, Europa e Ásia, a Padtec tem se consolidado como uma fornecedora de soluções de alta tecnologia em nível mundial.

 

Sobre a ANSP
A ANSP desenvolve e mantém infraestrutura e serviços de Internet e comunicação de dados em geral que, em conjunto com o Programa Reserva Técnica ANSP da FAPESP, oferecem à comunidade de pesquisa e educação do Estado de São Paulo, os meios tecnológicos necessários ao acesso à informação em todo o mundo, ao compartilhamento de conhecimento, ao desenvolvimento de projetos colaborativos e à inovação em larga escala.