Sala de Imprensa

Notícias

Padtec e Netell fecham acordo de parceria técnica para uma nova rota entre Praia Grande e São Paulo

Novo acordo de cooperação técnica entre as empresas prevê o desenvolvimento de projetos para as redes da Netell Telecom com a solução Spectrum Manager da Padtec.

A Padtec, uma das líderes mundiais em sistemas de comunicações ópticas, firmou nova parceria com a Netell, operadora brasileira de infraestrutura de redes ópticas, para o desenvolvimento de um projeto cooperativo que visa o ingresso da operadora em sistemas de transmissão com a tecnologia ROADM Flexgrid – que permite a alocação de diferentes larguras de espectro óptico em redes ópticas DWDM (Dense Wavelength Division Multiplexing).

“Essa parceria reforça o compromisso da Padtec em fornecer soluções inovadoras que permitam a entrega de serviços convergentes totalmente alinhados à flexibilidade exigida pelo mercado e com o melhor custo-benefício”, afirma Argemiro Sousa, Diretor de Negócios da Padtec. “Usamos todo o nosso know-how para analisar as necessidades do cliente e propor a alternativa técnica mais adequada”, completa.

O projeto inclui a instalação de um sistema DWDM que pode evoluir ao longo do tempo da banda C para C+L sem interrupção de tráfego. A implementação de uma robusta camada óptica combinada com o uso de formatos avançados de modulação óptica permitirá alcançar capacidades de transmissão acima de 40 Tb/s, em uma rota interligando a capital paulista e o município de Praia Grande, no litoral do estado. A nova infraestrutura permite aos clientes da provedora segmentar de forma configurável a banda de transmissão da rede óptica instalada – modelo de negócio suportado pela solução Spectrum Manager da Padtec, capaz de gerenciar e monitorar os espectros ópticos de redes DWDM. Importante destacar que esta rota apresenta um trajeto alternativo às rotas disponíveis atualmente, que utilizam cabos ópticos ao longo de rodovias ou estradas de ferro, representando uma alternativa robusta de redundância ao trecho Praia Grande – São Paulo.

“A Netell tem um grande potencial de expansão de seus negócios nos próximos anos”, afirma Wagner Rapchan, CEO da Netell Telecom. “Com o acordo, buscamos ingressar em uma nova linha de negócios voltada ao fornecimento de espectro óptico da rede instalada de forma transparente para os canais clientes a serem transmitidos”, completa.