Sala de Imprensa

Notícias

Padtec é parceira tecnológica da Rede Globo para demonstração da nova tecnologia 8K

A solução óptica fornecida pela Padtec interconectará a Globo.com e o Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, para a primeira transmissão ao vivo aberta ao público com resolução 8k no Brasil, entre os dias 5 e 21 de agosto.

Com o objetivo de demonstrar a evolução tecnológica das imagens em ultra-alta definição (UHD), a Rede Globo, emissora brasileira de televisão, realiza neste mês de agosto as primeiras transmissões ao vivo abertas ao público em 8k – que provê 16 vezes mais resolução do que as TVs de alta definição (HDTV) comerciais e antecipa tendências futuras. Um sistema óptico com multigigabit de capacidade de transmissão, desenvolvido e produzido pela Padtec, conecta o datacenter (Centro de Processamento de Dados) da Globo.com ao Museu do Amanhã, possibilitando a demonstração da tecnologia para milhares de brasileiros e turistas que visitam o museu e inspirando novos caminhos de evolução da TV aberta e gratuita, por meio de uma experiência única em qualidade de som e imagens.

O projeto inclui o fornecimento de equipamentos da plataforma LightPad da Padtec, que permite agregar diversos sinais clientes em uma única fibra óptica, por meio da tecnologia DWDM (Dense Wavelength Division Multiplexing). “A plataforma LightPad foi selecionada para esse projeto por possuir suporte a protocolos específicos para a transmissão de vídeos em alta resolução, com alta capacidade de transmissão. Usamos todo o nosso know-how para analisar as necessidades do projeto e propor a alternativa técnica mais adequada”, afirma Argemiro Sousa, diretor de Negócios da Padtec. “Essa parceria reforça o compromisso da Padtec em fornecer soluções inovadoras que permitam a entrega de serviços alinhados à flexibilidade exigida pelo mercado”, acrescenta.

Empregando sua equipe de professional services – que possui amplo histórico de operações em grandes eventos sediados no país –, a Padtec também será o braço de serviços responsável pela implantação no site da Rede Globo e pela operação e manutenção da rede durante o evento. “A solução completa da Padtec – que envolve desde o planejamento do sistema até a sua instalação e comissionamento – acrescenta maior solidez à empresa, que atualmente possui uma estrutura de serviços com mais de 40 pontos de presença, distribuídos por todas as regiões do país, e conta com profissionais altamente qualificados e equipamentos de última geração”, completa Argemiro.