Press release

Padtec e RNP assinam acordo de cooperação técnica durante o Futurecom


Campinas, 15 de outubro de 2014

A Padtec assinou ontem (14/10), durante o Futurecom 2014, um acordo de cooperação técnica e apoio recíproco com a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP). O objetivo do acordo é fomentar e apoiar o desenvolvimento de projetos cooperativos, a formação de recursos humanos, a realização de eventos e a operação conjunta dos serviços de redes avançadas, em âmbito regional e nacional, com qualidade e eficiência.

 

“Trata-se da consolidação de uma relação de parceria forte e construtiva, que já existe há vários anos”, afirma Jorge Salomão Pereira, CEO da Padtec. “Essa parceria inclui o apoio da Padtec à construção de redes avançadas voltadas para o ensino e pesquisa em ciência e tecnologia, tanto no Brasil como na América Latina”, acrescenta.

 

Salomão enfatiza que a empresa tem fornecido equipamentos e tecnologias para essas redes, que hoje conectam instituições acadêmicas em todo o Brasil e também em outros países. É o caso da própria RNP, da Rede Kyatera, que liga 93 centros de pesquisa no país, e da RedClara – Cooperação Latino Americana de Redes Avançadas, que conecta instituições e universidades da América Latina por meio de redes avançadas de telecomunicações.

Uma das iniciativas importantes nessa área da qual a Padtec participa, por intermédio da parceria mantida com essas grandes redes de pesquisa, é o projeto ALMA – Atacama Large Millimeter/submillimeter Array, uma instalação internacional voltada para a observação astronômica. Trata-se de um conjunto de radiotelescópios instalados a 5 mil metros de altitude na região do Atacama, no norte do Chile, que coletam e enviam informações para  redes avançadas de telecomunicações das instituições de ensino e pesquisa, responsáveis por sua disseminação para vários países do mundo.

“Iniciativas como essa demonstram o elevado grau de comprometimento da Padtec com a ciência e tecnologia. É nesse contexto que estamos formalizando a parceria de longa data que já temos com a RNP”, acrescenta Salomão.

Para a RNP, o acordo vai ao encontro de sua missão de promover o uso inovador de redes avançadas. “Esses recursos são fundamentais para promover avanços que vão beneficiar a comunidade acadêmica, em diferentes áreas, tais como a saúde, a educação e a cultura”, enfatiza Wilson Coury, diretor de Gestão da RNP. “A RNP hoje possui 900 instituições conectadas. Com parcerias, podemos ultrapassar limites e usufruir de uma infraestrutura de rede de comunicação com mais pontos espalhados por todo o Brasil”, completa.

 

Sobre a Padtec

A Padtec é uma empresa brasileira de alta tecnologia voltada ao desenvolvimento, fabricação e comercialização de sistemas de comunicações ópticas de alta capacidade e desempenho. Fornecedora de soluções para redes de longa distância, metropolitanas, redes de acesso e storage, a Padtec está presente nas redes dos maiores provedores de serviços de telecomunicações da América Latina.

A Padtec está situada na cidade de Campinas, São Paulo, e conta atualmente no exterior com escritórios regionais na, Colômbia e México, e filiais na Argentina, Israel, Itália e Estados Unidos.

Saiba mais sobre a Padtec: www.padtec.com.br

 

Sobre a RNP

Qualificada como uma Organização Social (OS), a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) é ligada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), responsável pelo Programa Interministerial RNP, que conta com a participação dos ministérios da Educação (MEC), da Saúde (MS) e da Cultura (MinC). Pioneira no acesso à internet no Brasil, a RNP planeja e mantém a rede Ipê, a rede óptica nacional acadêmica de alto desempenho. Com Pontos de Presença em 27 unidades da federação, a rede tem mais de 900 instituições conectadas. São aproximadamente 3,5 milhões de usuários usufruindo de uma infraestrutura de redes avançadas para comunicação, computação e experimentação, que contribui para a integração entre o sistema de Ciência e Tecnologia, Educação Superior, Saúde e Cultura.