Sala de Imprensa

Notícias

Repetidores para sistemas submarinos da Padtec apresentaram excelente desempenho em provas de mar


A Padtec completou com sucesso, entre os dias 30 de abril e 7 de maio de 2014, as provas de mar com seus repetidores ópticos para sistemas submarinos transmitindo sinais DWDM a 100 Gb/s por canal óptico. A atividade foi realizada em parceria com a IT Telecom, que forneceu todos os recursos navais e a Nexans, que forneceu dois tipos diferentes de cabos para sistemas de comunicações ópticas submarina.

Os testes consistiram em realizar todas as etapas pelas quais um sistema com repetidores ópticos é submetido na prática. Foram realizadas tanto as atividades em águas rasas, incluindo o enterramento do repetidor no fundo marinho, quanto as atividades em águas profundas. Uma novidade nos testes foi o funcionamento contínuo do sistema que teve todos os seus parâmetros de transmissão monitorados assegurando o perfeito funcionamento bem como a qualidade e confiabilidade de todo processo.

“A Padtec demonstrou com qualidade e confiabilidade sua nova solução para sistemas de comunicação óptica submarina com elevado grau tecnológico como diferencial competitivo. O mercado passa a ter a melhor alternativa tecnológica para sistemas de longa distância capazes de conectar continentes a mais de 10 mil quilômetros”, comenta Jorge Salomão Pereira, CEO da Padtec.

Estiveram presentes na embarcação clientes convidados e autoridades responsáveis pela certificação dos equipamentos de acordo com os padrões da indústria para o fornecimento de soluções para sistemas ópticos de transmissão submarina, além dos engenheiros da Padtec.