Sala de Imprensa

Notícias

Padtec contribui para a formação científica e tecnológica de alunos do Inatel

Produtos da companhia serão usados em atividades de ensino e pesquisa realizadas no laboratório de redes ópticas DWDM do instituto.

Contribuir para a formação científica e tecnológica de profissionais na área de sistemas e componentes ópticos para redes de comunicação de alta velocidade. Esse é o principal objetivo da Padtec – uma das líderes mundiais em sistemas de comunicações ópticas –, ao ceder equipamentos de última geração para o laboratório de redes DWDM (Dense Wavelength Division Multiplexing) do Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel).

Localizado no campus de Santa Rita do Sapucaí (MG), o laboratório busca ampliar a experiência prática dos alunos da faculdade em tecnologia DWDM – que permite a transmissão de vários feixes de luz, em comprimentos de onda diferentes, pela mesma fibra óptica. Nesse espaço são desenvolvidas atividades de ensino e pesquisa em sistemas ópticos baseados nessa tecnologia, que compõem o currículo do curso de Engenharia de Telecomunicações e também do mestrado em Telecomunicações.

Agora, essas atividades passam a contar com produtos de última geração da Padtec – como chaves ópticas, sub-racks compactos de 4U e multiplexadores ópticos, entre outros. Para André Abbade, professor de comunicações ópticas do curso de Engenharia de Telecomunicações e Coordenador do Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Telecomunicações do Inatel, a parceria vai ao encontro da missão do instituto de unir a academia clássica à pesquisa e desenvolvimento e ao empreendedorismo. “Os equipamentos serão utilizados na disciplina de Comunicações Ópticas, que passou a ter tópicos especiais sobre as aplicações de sistemas DWDM, o que resulta em melhor qualificação e desempenho do aluno no mercado de trabalho, que é cada vez mais convergente”, afirma Abbade.

“Essa iniciativa reforça o papel da Padtec de empresa nacional de alta tecnologia, que investe em pesquisa e desenvolvimento brasileiros, e fortalece sua posição de referência entre os futuros profissionais do setor”, ressalta Roberto Nakamura, Diretor de Tecnologia da Padtec. “Nosso objetivo é fomentar o desenvolvimento tecnológico e contribuir com a formação de um ecossistema na área de sistemas ópticos em universidades brasileiras”, acrescenta.

Sobre a Padtec

A Padtec, que tem entre seus acionistas o CPqD, é uma fornecedora global voltada ao desenvolvimento, fabricação e comercialização de soluções turnkey para sistemas ópticos com tecnologia DWDM.  Seu amplo portfólio inclui equipamentos para acesso corporativo, DCI, SAN Extension, redes metropolitanas e redes multi-terabit de longa distância terrestres e submarinas. A Padtec possui negócios e representantes em todos os continentes e  se destaca por sua presença nas redes de grandes operadoras e provedores de serviços. Resultado de uma forte vocação pela pesquisa e desenvolvimento, a tecnologia pioneira da Padtec leva seus usuários da tela de seus dispositivos para o mundo.

Sobre o Inatel (www.inatel.br)

O Inatel é um centro de ensino, pesquisa e desenvolvimento de tecnologias, criado em 1965, em Santa Rita do Sapucaí, sul de Minas Gerais, conhecida como o Vale da Eletrônica. Foi a primeira instituição de ensino superior de Engenharia de Telecomunicações do Brasil e, atualmente, oferece seis cursos de graduação, pós-graduação lato sensu, cursos a distância e Mestrado em Telecomunicações. Além de formar profissionais, o Inatel transfere tecnologia ao mercado nas áreas de desenvolvimento de software, hardware, consultoria e calibração de equipamentos. Possui parcerias com empresas de tecnologia nacionais e multinacionais. Desde 2016, é unidade Embrapii, responsável por apoiar o desenvolvimento e a inovação no Brasil.