
A Padtec apresenta no Futurecom 2014, que se realiza nesta semana (entre 13 e 16 de outubro), em São Paulo, o seu repetidor óptico para sistemas submarinos.
Resultado de desenvolvimento tecnológico na fronteira do conhecimento, o repetidor pode ser configurado para trabalhar com 130 canais a 100 Gb/s por par de fibra, totalizando 13 Tb/s por par de fibra (maior capacidade para regeneradores ópticos no mercado). O equipamento, que está no estande da Padtec, faz parte da solução completa turnkey para sistemas de comunicação óptica submarina oferecida pela empresa.
“Estamos trazendo ao mercado uma combinação otimizada de custo e desempenho: maior capacidade em número de canais e distância e menor custo”, afirma Jorge Salomão Pereira, CEO da Padtec. “Com essa solução, o mercado passa a dispor da melhor alternativa tecnológica para sistemas de longa distância, capazes de conectar continentes a mais 10 mil quilômetros”, acrescenta.
O repetidor óptico desenvolvido pela Padtec – em um projeto que começou em 2012 – é um equipamento robusto, submetido a um completo conjunto de testes em laboratórios especializados. Além disso, a Padtec realizou um sea trial neste ano, com vários clientes potenciais. Durante o sea trial, foi possível acompanhar todas as etapas envolvidas no lançamento de um cabo para sistemas submarinos transoceânicos, com todas as partes em plena operação e com o sistema transmitindo a 100 Gb/s por comprimento de onda.
Além do repetidor óptico, a solução full turnkey da Padtec para sistemas submarinos inclui os equipamentos para a planta terrestre (SLTE – Submarine Line Terminal Equipment), cabos ópticos submarinos (por meio de parceria com a norueguesa Nexans) e serviços de implantação, operação e manutenção das plantas submarina e terrestre, bem como a estrutura de gerenciamento e suporte.
O repetidor submarino pode ser visto no estande da Padtec (D22), no Business Trade Show, durante o Futurecom 2014.