
Realizado na sede da empresa, em Campinas, o Pad Technology Day reuniu profissionais de operadoras brasileiras tradicionais e de provedores regionais de todo o país.
A evolução dos serviços de telecomunicações, bem como da própria tecnologia, e os desafios e perspectivas do financiamento da banda larga no Brasil foram os principais temas tratados na quinta edição do Pad Technology Day, realizado nesta semana, nas instalações da Padtec, em Campinas. O evento reuniu profissionais de operadoras de telecom tradicionais e de provedores de serviços de internet (ISPs) de todo o Brasil, em um dia de palestras, debates e troca de informações.
Argemiro Sousa, diretor de Negócios da Padtec, explica que a proposta desse encontro é promover um bate-papo aberto e descontraído sobre tendências de mercado, novas tecnologias no setor e suas aplicações. “Iniciativas como essa reforçam o papel da Padtec de empresa nacional de alta tecnologia, que investe em pesquisa e desenvolvimento brasileiros, e fortalecem sua posição de referência entre os profissionais do setor”, destaca Argemiro. “É também uma oportunidade de mostrar aos nossos clientes a evolução dos produtos e das tecnologias desenvolvidas pela Padtec”, completa.
No congresso do evento, Eduardo Tude, presidente do Teleco (o maior portal de informações de telecomunicações do Brasil), falou sobre o futuro do mercado de banda larga no país. A evolução das tecnologias ópticas foi destaque das palestras técnicas de especialistas das áreas de Pesquisa e Desenvolvimento da Padtec. No período da tarde, foi realizado o painel “Financiamento como alternativa para a expansão de redes no Brasil”, que teve moderação do jornalista Rafael Bucco, editor do portal Tele.Síntese. No painel, Henrique Graciosa, diretor de Vendas para o Mercado Nacional da Padtec, debateu com outros convidados – representantes da Cresol (Cooperativa de Crédito de Santa Catarina), da Finep (Financiadora de Estudos e Projetos), do BRDE (Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul) e das provedoras Solução Network, do Paraná, e Sobralnet, do Ceará – a importância das linhas de financiamento para a construção de redes de comunicação no Brasil.
O encontro foi encerrado com uma visita dos convidados à fábrica, aos laboratórios de desenvolvimento e ao NOC (Network Operations Center) da Padtec, onde tiveram a oportunidade de conhecer o ambiente tecnológico em que as soluções da empresa são desenvolvidas.