Noticia Press release Press Release

Rede DWDM da Um Telecom chega ao Maranhão com solução de 800 Gb/s da Padtec

Rede DWDM da Um Telecom chega ao Maranhão com solução de 800 Gb/s da Padtec

Para a expansão, a provedora de Pernambuco contou com linha de crédito BNDES Finame destinada à aquisição de produtos fabricados no Brasil e/ou com tecnologia nacional.

A Um Telecom, provedora de serviços de telecomunicações de Pernambuco, está investindo na expansão da cobertura de suas redes DWDM na região Nordeste. Sua extensa malha óptica, que atualmente já interliga áreas metropolitanas importantes e o interior dessa região do país, chega agora ao Maranhão, proporcionando conexões de rede de alta capacidade de transmissão.

Para isso, a provedora, que tem sede em Recife (PE), está apostando, mais uma vez, na linha de transponders de 800 Gb/s (400 Gb/s por canal óptico) da Padtec. A nova rede conecta as capitais Teresina, no Piauí, e São Luís, no Maranhão, formando um anel que passa por cidades-chaves nos dois estados – como Parnaíba, o segundo município mais populoso do Piauí, e as cidades de Caxias, Peritoró e Batalha, no Maranhão. “Com essa expansão, alcançamos a marca de 20 mil quilômetros de redes ópticas iluminadas na região Nordeste”, ressalta Rui Gomes, CEO da Um Telecom. “Nosso objetivo é continuar construindo uma rede à prova de futuro, utilizando soluções capazes de prepará-la para atender às demandas atuais e que ainda virão. É o caso dos transponders de 800 Gb/s da Padtec, por exemplo”, completa o executivo.

Para o investimento na expansão, a Um Telecom contou com a linha de crédito BNDES Finame destinada à aquisição de produtos fabricados no Brasil e/ou com tecnologia nacional. “Para ser incluído nessa linha, o produto deve ter o código Finame, que funciona como atestado de que é fabricado no país”, explica Ramon Cabral, CFO da Padtec. “É o caso dos produtos da Padtec, que desenvolve e fabrica no Brasil os equipamentos fornecidos para provedores e operadoras, como o TM800G”, acrescenta. Com o código Finame, os produtos da fornecedora podem ser adquiridos utilizando as facilidades oferecidas por empresas e instituições financeiras ligadas ao governo – como o BNDES.

Desenvolvida e fabricada no Brasil, a linha de transponders de 800 Gb/s da Padtec permite transmitir altíssimas taxas de dados em distâncias curtas a longas, em redes DWDM, com menor custo por bit transmitido. “Sabemos da pressão por preço enfrentada pelas operadoras de telecom, como a Um Telecom, em um mercado que demanda capacidades cada vez maiores pelo mesmo custo. Nosso compromisso é fornecer soluções que, além de inovadoras e no estado-da-arte da tecnologia, apoiem o desenvolvimento do negócio dos nossos clientes, de modo a manter o crescimento de suas receitas alinhado à satisfação dos usuários de seus serviços”, destaca Argemiro Sousa, diretor de Operações de Equipamentos da Padtec.