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(ARTIGO) Serviços de alto valor agregado para garantir a qualidade das transmissões por redes ópticas

(ARTIGO) Serviços de alto valor agregado para garantir a qualidade das transmissões por redes ópticas

Por Ivan Cabral Fernandes Jr*

Desde que a pandemia de Covid-19 obrigou as pessoas a se isolarem em suas casas – de onde passaram a trabalhar, assistir a aulas online e encontrar virtualmente amigos e familiares -, a disponibilidade de serviços de comunicação de boa qualidade tornou-se requisito obrigatório. E, ao mesmo tempo, um desafio para operadoras e provedores de serviços de internet (ISPs) que precisam garantir essa disponibilidade em um cenário de acesso descentralizado e pulverizado, em que não é possível contar com o tradicional recurso de redundância da rede – em geral utilizado para atender às necessidades de prédios e ambientes corporativos.

Nesse novo cenário, os provedores de serviços necessitam de recursos alternativos para garantir qualidade, confiabilidade e, consequentemente, a melhor experiência ao seu cliente. No caso de uma rede óptica, isso envolve desde a avaliação da qualidade da fibra instalada, o monitoramento da rede em tempo real, o suporte remoto por uma equipe de profissionais qualificados e até a disponibilidade de equipamentos e peças sobressalentes, para substituição dos originais durante o período de reparo.

São recursos específicos que, somados, garantem a alta qualidade da rede. Mas que, por outro lado, exigem investimentos (alguns pesados) que boa parte dos ISPs do país não tem condições de manter. O próprio acesso à mão de obra especializada e devidamente capacitada ainda representa uma dificuldade no mercado de telecomunicações brasileiro, especialmente em regiões mais distantes. E esse é um dos motivos que têm atraído muitos ISPs – e até algumas operadoras de telecom – para a terceirização de serviços de alto valor agregado, que podem aumentar o valor da sua operação, ou negócio.

É o caso, por exemplo, do serviço de caracterização de fibra óptica, que requer profissionais altamente qualificados, além de instrumental de última geração para a medição e avaliação da qualidade da fibra. Com base nos dados da medição, profissionais especializados conseguem identificar possíveis pontos de atenuação, de dispersão ou de degradação que podem comprometer a qualidade da transmissão. Conhecer a qualidade do meio de transmissão é importante no momento de elaborar o projeto, pois permite, entre outras coisas, investir no amplificador adequado para a infraestrutura a ser utilizada. Se a fibra óptica for antiga e apresentar características de degradação, será preciso usar um amplificador de alta potência para entregar uma transmissão de qualidade. Por outro lado, se a falha estiver concentrada em um trecho específico da rede – o que também é possível detectar com precisão utilizando instrumental apropriado -, a substituição da fibra óptica naquele trecho pode resolver o problema e evitar a necessidade de investimento em um amplificador mais potente e, portanto, de custo mais elevado.

O uso de equipamentos e de ferramentas no estado da arte também é fundamental no monitoramento da rede externa, inclusive com a emissão antecipada de alertas sobre possíveis falhas que podem levar à interrupção da transmissão de dados. O serviço de supervisão e monitoramento de rede externa agrega muito valor à qualidade dos serviços prestados pelos provedores aos seus clientes (usuários finais), uma vez que pode minimizar ou até mesmo evitar interrupção nas comunicações e, assim, garantir alta disponibilidade da rede.

Muitas dessas ferramentas estão incluídas no conjunto de serviços oferecidos por um centro de operações de rede – em inglês, Network Operation Center, ou NOC. São serviços de monitoramento e suporte remoto da rede, disponíveis 24×7, prestados por técnicos especializados que dispõem de uma infraestrutura avançada, com recursos como sistemas de dupla abordagem de fibra óptica, sistemas de proteção contra incêndio, nobreaks e geradores para garantir o funcionamento ininterrupto em caso de falta de energia. Tudo isso com a possibilidade de definir acordos de nível de serviço (SLAs) adequados às necessidades, requisitos – e à capacidade de investimento – de cada provedor.

Outro serviço de alto valor agregado é o chamado Spare Part as a Service (SPaaS), que consiste na entrega de um equipamento sobressalente caso ocorra uma falha que exija o reparo do original. Dessa forma, a rede continua funcionando enquanto o reparo é realizado, sem que o provedor tenha de investir em amplificadores, transponders e outros equipamentos sobressalentes, que representam um capital imobilizado de valor elevado.

A oferta é ampla e variada, permitindo ao provedor de serviços entregar qualidade, disponibilidade e uma melhor experiência aos seus clientes, em qualquer lugar do país, com um investimento compatível com os seus recursos. Afinal, o cliente está cada vez mais exigente e oferecer a melhor experiência em serviços é o melhor caminho para conquistar sua satisfação – e fidelidade.

Ivan Cabral Fernandes Jr é head de Vendas de Serviços Premium da Padtec, fornecedora global de soluções de última geração para transmissão óptica.